BG_Seção1.png
  • Terraw Embalagens

Por que fibras de planta? Entenda o material.

Com os impactos ambientais aumentando cada vez mais, já entendemos que nosso modo de vida atual não é sustentável a longo prazo. Precisamos de soluções e, mais do que isso, soluções rápidas. Com isso, surgiram várias ideias de possíveis soluções para diversos problemas que estamos enfrentando, entre eles a utilização do plástico de uso único.


No mundo, são geradas 300 milhões de toneladas de plástico por ano. Só no Brasil, geramos cerca de 11 milhões de toneladas por ano e metade disso é de plástico descartável.



Diante desse problema, diversas pesquisas inovadoras surgiram em universidades e empresas pelo mundo inteiro para substituir o plástico descartável, desde embalagens feitas com a coroa do abacaxi ou folha de bananeira até o bioplástico ou plástico biodegradável.


O problema com a maioria dessas soluções é simples: ou elas não são viáveis financeiramente para entrar no mercado ou elas não são de fato tão sustentáveis assim.


Como exemplo, vamos pensar em uma fictícia embalagem feita com semente de abacate. Ela é totalmente sustentável, tem as propriedades certas para atender as necessidades do mercado e tem um design bonito. Porém, a sua matéria-prima é de difícil acesso, tornando o processo produtivo mais complicado, demorado e caro. Com isso, a nossa embalagem de semente de abacate é ótima conceitualmente, mas não tem capacidade de substituir o plástico de uso único em escala.


Por outro lado, podemos pensar em um bioplástico fictício desenvolvido por uma empresa multinacional. Ele tem as mesmas propriedades do plástico, porém com grandes vantagens: provém de fontes renováveis e é biodegradável. Parece a solução perfeita, não é? Porém, a biodegradabilidade desse material só é eficaz em um ambiente ideal: em uma usina de compostagem com alta temperatura e pressão. Infelizmente, no Brasil ainda temos uma péssima gestão de resíduos e uma parcela muito pequena de materiais orgânicos compostáveis é desviada para esse tipo de usina. Resultado: o plástico acaba durando centenas de anos, como o plástico convencional.


Sim, o desafio é realmente complexo.


Para optarmos pela fibra de planta, estudamos muito. E acabamos entendendo que essa é a melhor opção atualmente.


Em primeiro lugar, a fibra de planta, como o bagaço de cana e a palha do trigo existem em abundância. Elas são subprodutos da indústria do açúcar e da farinha de trigo, respectivamente. Ou seja, são matérias-primas de fácil acesso, pois eram resíduos indesejados para essas indústrias.


Além disso, a fibra de planta é extremamente resistente, fazendo com que as embalagens tenham as propriedades necessárias para transportar líquidos e comidas mais gordurosas ou serem usados no micro-ondas e no freezer.


Por último, o fato de ser formada por materiais naturais, torna a embalagem 100% biodegradável e compostável. Isso faz com que você possa compostar sua embalagem usando uma composteira doméstica, sem se preocupar com a logística reversa. É claro que sabemos que nem todas pessoas têm composteiras domésticas e nem todas embalagens vão acabar sendo compostadas. Mas essa também é uma vantagem desse material: se não for descartado corretamente e acabar no aterro ou no lixão, não causará tanto impacto ambiental como o plástico, que demoraria centenas de anos para se decompor.



Sabemos que muitas ideias e novos materiais ainda vão surgir e que talvez não exista uma solução perfeita, mas sim uma ação conjunta de empresas, governos e consumidores no mundo todo. Nossa missão é reduzir o impacto ambiental, aumentando a conscientização sobre a gestão de resíduos e oferecendo produtos e serviços inovadores que diminuam o desperdício. Estaremos sempre abertos para evoluir e oferecer o que existir de mais inovador e sustentável para você.


Se quiser saber mais informações sobre o material ou tiver qualquer outra dúvida, não deixe de entrar em contato.

224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BG_Seção5.png

Novidades Terraw!

Para receber um aviso sempre que postarmos novos conteúdos, deixe seu contato com a gente :)

Obrigado pelo envio!